A cartilha sobre o licuri, a 9ª da série “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável”, é voltada para extrativistas, assessores técnicos, associações e cooperativas, que trabalham direta ou indiretamente com a palmeira licuri.
A cartilha foi elaborada por Valda Aroucha e Maurício Aroucha, ambos da Ong Agendha. O foco de atuação da Agendha é a conservação e uso sustentável das caatingas e tem acumulado experiências com a dinamização das cadeias produtivas do licuri e outros produtos da sociobiodiversidade na Caatinga.
A publicação é fruto da parceria do ISPN com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, realizada com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), por meio do TFCA (Tropical Forest Conservation Act) do governo norteamericano. No material há informações sobre a importância da palmeira na região semiárida, boas práticas de manejo, principais desafios para o extrativismo, marcos regulatórios, além de receitas e grupos de referência.
A distribuição da cartilha é gratuita e está disponível clicando aqui.